Curso Reciclagem NR 10: Segurança em Instalações Elétricas e Serviços com Eletricidade - On-line 100% ao Vivo ou Presencial

                                              


Objetivo:

Capacitar os participantes na aplicação da NR10 – Segurança em Instalações Elétricas e Serviços com Eletricidade , bem como as Normas Técnicas da ABNT frente às novas mudanças introduzidas, considerando-se a gestão em SST.
Público Alvo:
Profissionais do SESMT, Profissionais Autorizados conforme NR10: Habilitados, Qualificados e Capacitados , e,  outros profissionais que desenvolvam atividades com interface  na área de instalação, operação e manutenção de sistemas elétricos.
Observação: 
O programa desenvolvido pode ser adicionado ao processo interno das empresas no atendimento aos Cursos de Reciclagem de NR10.
Notas:
a) O programa desenvolvido conforme objetivo da NR10, ou seja, direcionado aos aspectos de segurança do Trabalho em instalações elétricas. Os tópicos abordados das Normas Técnicas  aplicáveis será de forma parcial direcionado ao objetivo preconizado. Dessa forma, não se trata de  um curso técnico operacional especifico de atualização de Normas Técnicas.
Conteúdo Programático Básico:
Segurança em Instalações Elétricas e Serviços com Eletricidade 
- Atualização conceitual: métodos de trabalho, Zona de Risco, Zona Controlada ,Zona Livre e LAS- Limite de Aproximação Segura;
- Interface da NR10 x Normas Regulamentadoras – NR  X  Normas Técnicas ABNT: NBR5410 BT e NBR14039 MT;
- Interface  da NR10 com  a NFPA 70E;
- Processo de Autorização e Liberação para Trabalhos com eletricidade x Competências de Pessoas;
- Medidas de Proteção a riscos elétricos: choque elétrico arco elétrico;
- Riscos Adicionais conforme NR10: atividades em instalações elétricas x  NR35- Trabalho em Altura x NR33 –Espaço Confinado;
- Especificação de EPI/ EPC e ferramental para  trabalhos com eletricidade;
- Analise de risco para atividades em painéis elétricos x Normas Técnicas aplicáveis;
- Estudos de Energia incidente e Analise da exposição ao risco de arco elétrico para atendimento à NR10;
- Interface da NR10 X NR12;
- Interface da NR10 X NR18;
- PCEP X  Circuitos desenergizados;

- Analise de acidentes elétricos;
- Competências e Responsabilidades;
- Interpretação do Anexo IV da NR16 – Atividades e Operações Perigosas  com Energia Elétrica;
- Como estruturar o PIE – Prontuário das  Instalações Elétricas.
Importante:
O conteúdo programático definitivo será desenvolvido pelo instrutor, conforme perfil dos colaboradores e ramo de atividade da sua organização. Para viabilizar e customizar os treinamentos On-line, as turmas deverão ter no mínimo 10 e no máximo 20 participantes, facilitando a interação entre facilitador e participantes, através de chat.

Instrutor:
Aguinaldo Bizzo de Almeida
Engenheiro Eletricista / Segurança do Trabalho;; Membro do GTT na elaboração da NR-10 vigente; Membro do GTT – NR35 –Trabalho em altura; Membro do GTT –Inspetor de Conformidades e Ensaios Elétricos ABNT, da NBR 5410 Instalações Elétricas e Baixa Tensão; Inspetor ABNT, da NBR 14039 Instalações elétricas de Média Tensão; Membro do COBEI Comitê Brasileiro de Equipamentos de Proteção, no CB-32 Grupo de Estudos para Luvas, Mangas de Borracha e Vestimentas para Trabalhos com Eletricidade; Membro do GTT ( Assistente Técnico)   - Anexo IV da NR16 – Atividades e Operações  Perigosas com Energia Elétrica; Autor do Livro: Vestimentas FR para proteção ao risco de arco elétrico e Fogo Repentino, Conselheiro do CREA SP – Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, Diretor da DPST – Desenvolvimento e Planejamento em Segurança do Trabalho.