Curso Análise de Acidentes e Árvore de Causas
On-line 100% ao Vivo ou Presencial

                                                  


Objetivos:

- Apresentar e exercitar conceitos e metodologia para Investigação e Análise de eventos indesejados.
- Apresentar e exercitar conceitos e metodologia de Árvore de Causas para a identificação de Causas Básicas de eventos indesejados e para a definição de ações de prevenção efetivas para evitar acidentes que possam causar danos pessoais, materiais e ambientais.
Público Alvo:
Gestores e técnicos industriais formados ou em formação para atuar nas áreas de Segurança do Trabalho, Produção, Manutenção e demais áreas que tenham interesse em conhecer metodologias eficazes para prevenção de acidentes.
Pré Requisito:
- Experiência em Atividades Industriais.
- Interesse em desenvolvimento ou utilização de metodologias de gestão de segurança.
Conteúdo Programático Básico:
- Conceitos 1: Perigo, Energia, Salvaguarda, Risco.
- Conceitos 2: Desvio, Incidente, Acidente.
- Conceitos 3: Relação Estatística de Eventos.
- Análise de Acidentes – Investigação, Análise e Gestão.
- Análise de Acidentes – Exercício de Referência.
- Árvore de Causas – Teoria.
- Árvore de Causas – Exercício de Referência.
Importante:
O conteúdo programático definitivo será desenvolvido pelo instrutor, conforme perfil dos colaboradores e ramo de atividade da sua organização. Para viabilizar e customizar os treinamentos On-line, as turmas deverão ter no mínimo 10 e no máximo 20 participantes, facilitando a interação entre facilitador e participantes, através de chat.

Instrutor:

Luiz Fernando Bodanese
Mestre em Engenharia, Engenheiro Químico, Engenheiro de Processamento Petroquímico, Engenheiro de Segurança, Supervisor de Radioproteção. Carreira profissional incluiu atuação como Engenheiro de Utilidades e Segurança na Copesul, responsável por Segurança Industrial e Meio Ambiente da Ipiranga Petroquímica e Braskem, Gerente Corporativo de Meio Ambiente na Gerdau, Engenheiro de Grandes Riscos na AGF Brasil Seguros. Experiência internacional em áreas de Segurança Industrial e Meio Ambiente da Hoechst na Alemanha e como representante para Hazop em Projeto Petroquímico na Itália. Consultoria para empresas de sísmica, produção de petróleo e mineração no Rio de Janeiro. Implantação de Sistema de Gestão de Segurança com Foco em Desenvolvimento Comportamental no Grupo Maggi (Agroindústria). Foco profissional em Segurança de Processos, Desenvolvimento Comportamental e Sistemas de Gestão de Processos Industrial.