Técnicas de Gestão da Manutenção - TGM

  • 08 a 10 de Outubro de 2019

  • Porto Alegre/RS

                                       

Objetivo:
A realização do curso “Técnicas de Gestão de Manutenção” vem atender às solicitações de profissionais dos diversos segmentos de atividades econômicas, possibilitando ao participante uma visão sistêmica da função Manutenção, com ênfase em aspectos de Gestão, Planejamento, Controle e Operacionais da Manutenção, atendendo às principais metodologias aplicadas atualmente, oportunizando o aprimoramento técnico e a reciclagem de conhecimentos através dos saberes e experiências dos professores que compõem o corpo Docente.
Público Alvo:
Engenheiros, Arquitetos, Administradores, Tecnólogos, Técnicos, Supervisores e Manutendores ligados à área de Manutenção e demais profissionais ligados aos processos produtivos industriais e de infraestrutura da organização.
Proposta Central:
Equipe alinhada na ideia de que estamos juntos nesse curso, inseridos nesse momento de mercado, já projetando a Manutenção para 2020.
Material Teórico:
Os conteúdos desenvolvidos no TGM serão repassados aos alunos, sendo recomendável trazer Pen Drive por tratar-se de grande volume de material; àquelas(es) que tenham computadores que os levem para a aula.

Dia 08 de outubro
 
Módulo I - ORGANIZAÇÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO
Conteúdo Programático:
1) A ISO 55000 - Conceitos
São apresentados os conceitos básicos da ISO 55000, particularmente no que se refere a aspectos de valores e custo do ciclo de vida. Também é feita a indicação dos outros quatro tipos de ativos e suas relações com os Ativos Físicos.

2) CICLO DE VIDA
É feito o correlaciomento do Ciclo de Vida Humana com o Ciclo de Vida dos Ativos e detalhadas as fases do Ciclo de Vida dos Ativos.

3) A METODOLOGIA FEL
Dentro do início do ciclo de vida dos ativos, é feito o detalhamento da Metodologia FEL e o motivo pelo qual a manutenção deve estar envolvida nessa fase.

4) A VIDA ÚTIL DOS ATIVOS
Baseado na Pirâmide de Desenvolvimento da Gestão de Ativos (princípios do TPS) são detalhadas as etapas chamadas "Básica", "Avançada", "Integrada" e "Classe Mundial".

5) A MANUTENÇÃO COMO FUNÇÃO DO NEGÓCIO
É feito um breve relato da importância da integração corporativa no processo de Gestão e Ativos Físicos, bem como as alternativas de critérios de avaliação, dando destaque à Base de Dados, onde são destacados os conceitos de Criticidade e RIME para Prioridade e os recursos de coleta de dados atuais e futuros.

6) A GESTÃO DE ATIVOS
Apresentado uma breve ilustração das etapas para obtenção de relatórios gerenciais que permitam a análise e proposta de soluções buscando a obtenção do Retorno Sobre o Investimento do processo baseado em critérios já comprovados de sucesso.

7) LCC e ROI
Revisão das etapas do Ciclo de Vida dos Ativos agora com foco nos Custos e comparação com os valores de investimento e rentabilidade. Neste ponto são discutidas as estratégias propostas para serem adotadas em ativos Classe "A", "B" e "C".

8) O TÉRMINO DA VIDA ÚTIL DO ATIVO
Proposta (paradigma) apresentada há mais de 20 anos, onde a definição do momento de venda (reposição) ou reforma total de um ativo é definida pela área de manutenção.

9) GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO
A evolução dos métodos tradicionais de administração da manutenção para os métodos modernos levando em conta aspectos de risco e custos.

Dia 09 de outubro  
Módulo II - OPERACIONAL DA MANUTENÇÃO: GESTÃO, PLANEJAMENTO E CONTROLE, INDICADORES, PRIORIZAÇÃO, SOLICITAÇÕES E ORDENS DE SERVIÇOS
Conteúdo Programático:
Nessa são tratados os conteúdos operacionais e práticas relativas à execução da Manutenção, considerando seus processos internos e a estrutura da organização. Para tanto, os quatro grandes conteúdos são estratificados de forma didática para melhor compreensão das abordagens de Gestão, PCM, Requisitos e Indicadores de Manutenção.
1) GESTÃO OPERACIONAL DA MANUTENÇÃO
- Funções Operacionais da Manutenção;

- Gestão por Processos na Manutenção;
- Efetividade da Manutenção;
- NBR 5462 - Confiabilidade e Mantenabilidade.
2) PLANEJAMENTO E CONTROLE DE SERVIÇOS DA MANUTENÇÃO POR INDICADORES
- Estrutura e Elementos da Programação e Controle de Serviços de Manutenção;

- Caracterização e Tipificação das Falhas;
- Priorização por Criticidade e Estado de Conformidade.   
3) INDICADORES E REQUISITOS DE MANUTENÇÃO
- Indicadores da Manutenção: temporais, de execução e desempenho;

- Requisitos de Execução;
- Indicadores Temporais;
- Indicador de Desempenho OEE;
- Priorização de Serviços e Tarefas;
- Históricos de equipamentos;
- Ciclo das Ordens de Serviços.
4) ESTUDO DE CASOS
- Política de Manutenção;

- Estudo Cronológico da Execução do Serviço de Manutenção.

Dia 10 de outubro
Módulo III - GESTÃO, CUSTOS E PERSPECTIVAS DA MANUTENÇÃO
Conteúdo Programático:
1) GESTÃO DOS CUSTOS DE MANUTENÇÃO
-Principais estudos e aplicação dos custos de manutenção

-Princípios e Funções básicas
-Papel dos gestores e da Liderança no controle dos custos de manutenção
-Tipos de custos de manutenção
-Planejamento estratégico dos custos de manutenção
-Custos de melhoria.  
2) PRINCIPAIS CONCEITOS E DEFINIÇÕES DE CUSTOS DE MANUTENÇÃO
-Tipos “natureza” de Custos

-participação dos custos de manutenção nos preços dos produtos e serviços, lucro e, prejuízo da empresa
-Mensuração e formação do custo de manutenção
-Custo de manutenção direto, indireto e induzido
-Tipos de despesas em manutenção
-Estoque de Manutenção X Disponibilidade X custos de manutenção
-Sistema de Controle e Gestão de custos de manutenção
3) ESTUDOS DE CASO
-Controle e Gestão de custos de manutenção 

Instrutores por Ordem de Apresentações:
 

Lourival Tavares
Engenheiro Eletricista - UFRJ - 1967; Trabalhou em Furnas e ITAIPU por 23 anos; Presidente do Comitê Pan-americano de Engenharia de Manutenção por 11 anos Coordenador Geral e Professor do curso MBA em Eng. Manutenção (UFRJ); Embaixador Latino-americano de Manutenção pela Associação Mexicana de Gestão de Ativos (2016). Publicou vários trabalhos em revistas técnicas especializadas sobre Gestão, Planejamento e Controle de Manutenção, além dos livros “Controle de Manutenção por Computador” (1a edição - 1986), “Excelência na Manutenção” (1a. edição - 1996); “Administração Moderna de Manutenção (1 a edição em português - 1999; em espanhol - 2000 e em Internet - 2000), “Manutenção Centrada no Negócio” (1a edição em português - 2005 e 1ª edição em espanhol 2007 e 2ª edição revisada e atualizada em 2013) e "Índices Brasileiros de Manutenção - Um benchmarking para o mundo" (2018). Coordenador Geral e instrutor do Curso de Pós-graduação MBA em Engenharia de Manutenção /Escola de Engenharia / UFRJ. Reconhecido como “notório saber” em manutenção pela UFRJ e pela UFP. Campeão Olímpico de Manutenção pelo Instituto Peruano de Manutenção (2016) Diretor de Manutenção na Câmara Mineira de Peru Participação como conferencista em mais de 100 Congressos (nacionais e internacionais). Ex-Diretor da ABRAMAN. Consultor internacional; Ministrou mais de 1.500 cursos para mais de 20.000 profissionais.

 

Ruí Muniz
Mestre em Sistema de Produção pela Escola de Engenharia da UFRGS, com dissertação em Mantenabilidade na Execução de Serviços de Manutenção, é especialista em Gestão Empresarial pela Escola de Administração da UFRGS, com Trabalho em Indicadores de Manutenção, e graduado em Engenharia de Produção pela UFRGS; Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Federal de Pelotas, com formação em Planejamento e Controle de Manutenção, Gestão de Manutenção, Manutenção Produtiva Total, 5S, Confiabilidade, Gestão Ambiental, entre outras. Agente Ambiental pela UFRGS, trabalha há mais de 30 anos em assessoria, gerenciamento e execução de manutenção em organizações públicas e privadas. Vivência na busca, avaliação e contratação de fornecedores de materiais, controle dos estoques, identificação e rastreamento de componentes, produtos e serviços. Autor de Artigos, Trabalhos e Textos Técnicos, apresentou Trabalhos em Congressos nas áreas de Manutenção, Ergonomia e Ambiental. Ex-Coordenador do Conselho de Manutenção das IFES, ex-Diretor da Associação Brasileira de Manutenção RS e Conselheiro Nacional da Associação Brasileira de Manutenção, ex-Membro da Comissão de Inspetoria Industrial de Porto Alegre/CREARS, foi Prefeito Universitário e Vice Superintendente de Infraestrutura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, onde exerce atividades.   Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1526368437154834

 

Sérgio Dias
Pós-doutorando em políticas de inovação territorial – Ênfase em desenvolvimento das organizações “A importância das políticas de inovação territorial para o desenvolvimento das organizações” – Universidade de Aveiro Portugal - 2017. Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Vale do Rio do Sino (1986). Desenvolvimentos em Engenharia de Manutenção, além de Metodologias de Indicadores de Desempenho e Gestão da manutenção; Diagnóstico, Consultoria de intervenção, Treinamento e Implantação de melhorias das atividades de manutenção: Desenvolvimento de Metodologia de Gestão da Cadeia Logística de fornecimento e abastecimento de material do setor de manutenção; Desenvolvimento de Metodologia de Gestão da cadeia de Suprimento de material e serviço do setor de manutenção de empresas metalúrgicas; Desenvolvimento e Implementação de Metodologia de Planejamento e Controle de Manutenção; Diagnóstico, Consultoria, Treinamento e Implantação de melhorias nas rotinas de processos em empresas nas áreas de Produção, Manutenção, Implementação do programa de Intervenção e Gestão do Planejamento e Controle de Manutenção; Implementação do Programa “Manutenção Produtiva Total" – TPM; Trabalhou como Gerente de manutenção. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9718424002261651


Informações Gerais:
Data: 08 a 10 de Outubro de 2019.
Horário: 8h às 17h
Carga Horária: 24horas/aulas
Local de Realização: Centro de Treinamentos da NN-Eventos
Av. Cristóvão Colombo, 1132, 2º e 3º andar, Bairro Floresta, Porto Alegre/RS.

Investimento:
Inscrições realizadas até 30d antes do curso
Inscrições realizadas até 10d antes do curso
Pagamento após o curso - 30d


R$  1.590,00
R$  1.730,00
R$  1.985,00

Observação: Cada participante receberá um exemplar do livro ''Indicadores e Indices de Manutenção'' do Eng°.Gil Branco Filho.

Opções de Pagamento:
Boleto Bancário (após a confirmação do curso, a NN Treinamentos Ltda. encaminhará por e-mail o boleto bancário, emitido no valor integral a ser quitado até a data de vencimento).
Depósito Identificado (somente em contas autorizadas pela NN Treinamentos Ltda).

Importante: O valor será condicionado à data de inscrição constante na ficha que recebermos.

Inclui: Os materiais didáticos disponibilizados pelo(s) instrutor(es) serão inseridos em Pen Drive por tratar-se de grande volume, no inicio do curso,   portanto não haverá apostila impressa, exceto exercícios, se necessários. E para segurança, sempre será disponibilizado em formato PDF
O certificado serão,  on line 24horas após o término do curso. Dispomos de wifi, os participantes que desejarem, poderão trazer nootebook, tablet, etc. Coffee break. 

Transporte, alimentação e hospedagem: Ocorrerão por conta dos participantes.

Descontos Leia Mais ...

Sugestões de Hospedagens Leia Mais ...

Inscreva-se