Workshop: Postos Revendedores de Combustíveis (PRC) - Exposição Ocupacional ao Benzeno - Anexo 2 da NR 9 – PPRA - (Portaria N.º 1.109, de 20/09/2016) - CONFIRMADO

  • 26 de novembro de 2016

  • Porto Alegre/RS

Apoio Institucional:

Objetivos:
-  Informar acerca das obrigações legais constantes ao Anexo 2, da NR 9 (PPRA) Exposição Ocupacional ao Benzeno - para os Postos Revendedores de Combustíveis (PRC), especialmente as relacionadas à Capacitação dos Trabalhadores, CIPA, Avaliação Ambiental, Equipamentos de Proteção Individual, Medida de Controle Coletivo e Uniformes, bem como aos prazos para implementação;
- Instrumentalizar os responsáveis pela elaboração e implementação de Programas de Prevenção – PPRA, PCMSO, PPR – quanto aos requisitos definidos pelo Anexo 2, da NR 9 (PPRA), e experiências em vigilância a saúde dos trabalhadores;
- Apresentar tecnologias de controle coletivo da exposição ao benzeno durante o abastecimento em PRC, programa para monitoramento, controle e redução de emissões fugitivas e também de controle de eletrostática.
Público Dirigido:
Profissionais de segurança e saúde no trabalho – técnicos em segurança, engenheiros de segurança, médicos do trabalho, enfermeiros do trabalho, técnicos em enfermagem do trabalho -, profissionais de meio ambiente, saúde pública e ambiental, gestores de PRC, engenheiros e técnicos de inspeção e manutenção de PRC, prestadores de serviços em PRC.
Programação:
8h – Abertura da secretaria

8h45min – Abertura Oficial do Workshop
9h às 9h50min – Anexo 2, da NR 9 (PRC) – Avanços, limitações e desafios para implementação.
- Palestrante: Dr. Carlos Eduardo Ferreira Domingues
Médico do Trabalho com mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP - Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, Auditor Fiscal do Trabalho da SRTE/RJ – Volta Redonda, Coordenador da Comissão Nacional Permanente do Benzeno - CNPBz e Coordenador da Subcomissão de Postos Revendedores de Combustíveis (SubPRC).
9h50min às 10h20 - O monitoramento da implementação do Anexo 2, da NR 9 (PRC), na perspectiva dos trabalhadores e seus representantes.

- Palestrante: Representante Sindical Antônio Felipe Goulart
Coordenador da Área de Saúde do Trabalhador do SINDIPOLO/RS, Secretário de Saúde do Trabalhador da Confederação Nacional do Ramo Químico - CNRQ/CUT, Coordenador da Bancada dos Trabalhadores da Comissão Nacional Permanente do Benzeno – CNPBz.
10h20min – Perguntas e Debates

10h40min – Intervalo
11h às 12h– Implantação de Unidades de Recuperação de Vapores (URV) para atendimento do item 14 do Anexo 2: reduzindo emissões de Compostos Orgânicos Voláteis – COV em PRC.

- Palestrante: Quím.Paulo R. Bittar
Formação em Química e especialização em Química analítica instrumental. Trinta e dois anos de experiência profissional em química ambiental. Desde 2005 concentra em trabalhos voltados à redução de emissões atmosféricas como a fabricação de Unidades de Recuperação de Vapores (URV) e implantação de procedimentos para gestão de emissões fugitivas – LDAR. Diretor da ALLTech – Campinas/SP.
12h – Perguntas e Debates
12h30min – Intervalo para almoço
13h30min às 14h10min - PCMSO e a Atenção à Saúde dos Trabalhadores Expostos ao Benzeno.
– Palestrante: Dr. Môsiris Roberto Giovanini Pereira
Especialista em Medicina do Trabalh e Mestre em Epidemiologia - UFRGS. Professor do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFRGS. Auditor-Fiscal do Trabalho aposentado. Sócio-Diretor da Empresa GESSET- Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho S/S.
14h10min às 14h50min – Centro de Vigilância à Saúde de Trabalhadores Expostos a Produtos Químicos.
palestrante: Dr.  Arthur da Motta Lima Netto
Especialista em Medicina do Trabalho e em Psiquiatria pela Associação Médica Brasileira. Diretor da Arthur Motta – Consultores em Saúde e Segurança do Trabalho. Consultor de Empresas: Petrobras, Raizen, CMPC–Celulose Rio Grandense, Henrique Stefani. Conselheiro do CREMERS e Diretor da AMRIGS.
14h50min - Perguntas e Debates
15h10min – Intervalo
15h30min - LDAR - Programa completo para monitoramento, controle e redução de emissões fugitivas e dos riscos decorrentes.
-
Palestrante: Quím. Paulo R. Bittar

16h10min - Controle de riscos decorrentes de eletrostática em PRC.
-
Palestrante: Eng. Dagoberto Lara
Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho. Atuou como Coordenador de Projetos da Braskem, além de mais de trinta anos de experiência como responsável pela execução, manutenção e coordenação de projetos em grandes complexos petroquímicos da Copesul e Braskem. Inspetor ABNT - NBR 5410 Instalações Elétricas de Baixa Tensão e ABNT - NBR 14039 Instalações Elétricas de Média Tensão. Diretor Técnico da DF LARA Engenharia Consultiva. Especialista em eletrostática e classificação de áreas.
16h45min - Perguntas e Debates

17h - Encerramento


Veja matéria "Mais Controle ao Benzeno" - Revista Proteção:
http://www.protecao.com.br/edicoes/11/2016/JyyAJj

Informações Gerais:
Data: 26 de novembro de 2016
Horário: 8h às 17h

Carga Horária: 8 horas/aula
Local de Realização: Centro de Treinamentos da NN-Eventos
Av. Cristóvão Colombo, 1132, 2º e 3º andar, Bairro Floresta, Porto Alegre/RS

 
 
Investimento:
Inscrições com pagamento até início do Workshop             - R$ 627,00
Inscrições com pagamento após a realização do Workshop - R$ 720,00
Descontos: Associados das Entidades de Apoio (em dia com a anuidade) 10% de desconto. Clique aqui e veja Política de Descontos.
Inclui: Apostila e certificado on line, e coffee break.
Transporte, alimentação e hospedagem: Correrão por conta dos participantes.  Clique e veja hotéis próximos e distâncias (aeroporto e rodoviária).
Clique para ver opções de estacionamentos próximos.

Inscrições: Preencha a ficha de inscrição abaixo com todas as informações solicitadas.
Política de Cancelamento: Leia Mais.

Descontos Leia Mais ...

Sugestões de Hospedagens Leia Mais ...

Inscreva-se