Curso Segurança Comportamental como base para a prevenção de acidentes - On-line 100% ao Vivo ou Presencial

                                              

                                                                             "Projetado por Jcomp - Freepik.com"
Objetivo:
- Apresentar e discutir a importância das QUESTÕES COMPORTAMENTAIS como causa de acidentes pessoais, materiais e ambientais;
- Orientar LÍDERES Industriais como desenvolver EQUIPES de modo que cada colaborador atue como DONO na sua área de atividade e que o grupo como um todo trabalhe de forma INTERDEPENDENTE e propiciando ambiente adequado para a otimização da segurança e produtividade;
- Apresentar e discutir a postura e oportunidades para TÉCNICOS E ENGENHEIROS DE SEGURANÇA DO TRABALHO nesta nova dinâmica nas relações profissionais.
Público Alvo:
Gestores e técnicos industriais formados ou em formação para atuar nas áreas de Segurança do Trabalho, Produção, Manutenção, Recursos Humanos e demais áreas que tenham interesse em conhecer metodologias eficazes para envolver todos os colaboradores de uma empresa de modo a otimizar e tornar mais seguras as atividades a serem realizadas.
Conteúdo Prográmatico Básico:
1. Fases da Evolução Conceitual da Segurança – Da Análise de Acidentes a Prevenção de Perdas.
2. Relação do Comportamento com Acidentes.
3. Evolução de Cultura - Fases Reativa, Dependente, Independente e Interdependente.
4. Conceito de Dono – Responsabilidades de Cada Colaborador.
5. Técnica de Observação Comportamental – Conceitos.
6. Técnica de Observação Comportamental – Exercício.
7. Concepção atual de Papel dos Líderes e dos Profissionais da Segurança do Trabalho.
8. Sistemas de Gestão de Empresas Líderes em Segurança do Trabalho.
9. Governança – Estruturas de Comitê e Subcomitês.
Importante:
O conteúdo programático definitivo será desenvolvido pelo instrutor, conforme perfil dos colaboradores e ramo de atividade da sua organização. Para viabilizar e customizar os treinamentos On-line, as turmas deverão ter no mínimo 10 e no máximo 20 participantes, facilitando a interação entre facilitador e participantes, através de chat.

Instrutor:

Luiz Fernando Bodanese
Mestre em Engenharia, Engenheiro Químico, Engenheiro de Processamento Petroquímico, Engenheiro de Segurança, Supervisor de Radioproteção. Carreira profissional incluiu atuação como Engenheiro de Utilidades e Segurança na Copesul, responsável por Segurança Industrial e Meio Ambiente da Ipiranga Petroquímica e Braskem, Gerente Corporativo de Meio Ambiente na Gerdau, Engenheiro de Grandes Riscos na AGF Brasil Seguros. Experiência internacional em áreas de Segurança Industrial e Meio Ambiente da Hoechst na Alemanha e como representante para Hazop em Projeto Petroquímico na Itália. Consultoria para empresas de sísmica, produção de petróleo e mineração no Rio de Janeiro. Implantação de Sistema de Gestão de Segurança com Foco em Desenvolvimento Comportamental no Grupo Maggi (Agroindústria). Foco profissional em Segurança de Processos, Desenvolvimento Comportamental e Sistemas de Gestão de Processos Industrial.