Curso NR 17: Como Identificar e Analisar  Riscos Ergonômicos
nos Postos de Trabalho - On-line 100% ao Vivo ou Presencial

                                        


Objetivo:

Qualificar profissionais para responder os quesitos relacionados aos riscos ergonômicos. Atender a NR 17, identificando e avaliando problemas ergonômicos, desenvolvendo melhorias e encaminhando soluções práticas, nos equipamentos e processos.
Público Alvo:
Engenheiros, Administradores, Técnicos, Profissionais ligado às áreas de Saúde e Segurança no Trabalho e Gestão de Pessoas, comprometidos com resultados organizacionais a partir de uma compreensão estratégica de ergonomia.
Conteúdo Programático Básico:
- Perdas das empresas associadas a falhas ergonômicas;
- Estratégias de abordagem da ergonomia;
- Identificando a demanda ergonômica;
- Eixos de abordagem ergonômica;
- Estruturando a Análise Ergonômica do Trabalho;
- Reconhecendo riscos ergonômicos com a Lista de Verificação de Riscos Ergonômicos da Fundacentro;
- Abordando os eixos Ergonômicos: Repetitividade,  Esforço, Pausa.
- Ferramentas de avaliação de riscos bio mecânicos  OCRA, OWAS, ISO 11228;
- Abordando os eixos Ergonômicos: Postura, Ambiente físico, Interface homem máquina, Organização do trabalho, Ambiente psicossocial, carga mental;
- A intervenção ergonômica: Soluções possíveis. Validando mudanças; Comitês de Ergonomia. Mantendo o trabalho ergonômico;
- Atendendo a nova NR 1 PGR
-  Riscos ergonômicos.
Importante:
O conteúdo programático definitivo será desenvolvido pelos instrutores, conforme perfil dos colaboradores e ramo de atividade da sua organização. Para viabilizar e customizar os treinamentos On-line, as turmas deverão ter no mínimo 10 e no máximo 20 participantes, facilitando a interação entre facilitadores e participantes, através de chat.

Instrutores:
 
Luis Carlos Slavutzki
Engenheiro Mecânico UFRGS; Engenheiro de Segurança UFRGS; Mestre em Engenharia de Produção Ênfase Ergonomia UFRGS; Professor nos Cursos de Engenharia de Segurança do Trabalho na ULBRA (Canoas/RS) e PUC (Porto Alegre/RS); Professor nos Cursos de Gestão de Segurança da ABRH; Membro da Associação Brasileira de Ergonomia; Secretário do G20 SST – Grupo de Estudos de Saúde e Segurança do Trabalho do Rio Grande do Sul; Perito da Justiça Federal e da Justiça do Trabalho; Lead Auditor da OHSAS 18001; Coordenou os Serviços de Segurança do Trabalho das empresas: CPMC Celulose Riograndense (ex-Aracruz Celulose S/A) – Indústria de Papel e Celulose – Guaíba/RS, GKN do Brasil Ltda – (ex-Dana Albarus) – Metalúrgica - Porto Alegre/RS, Cia. Estadual de Energia Elétrica – Porto Alegre/RS, Professor nos Cursos de Especializaçāo em Medicina do Trabalho do IBCMED.

Ricardo Lecke
Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho. Mestre em Gerência de Produção. Especialista em Ergonomia. Coordenador do Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho da ULBRA (Canoas/RS).  Experiência como gestor de EH&S em empresas de grande porte no Brasil, USA, Venezuela e Uruguai.   Experiência em gestão comportamental, e em certificação em normas ISO e OHSAS 18001.